logo RCN

Prefeito Adriano Silva sanciona lei de incentivo ao desenvolvimento rural sustentável

  • Foto: Secom / Divulgação -

A lei atual inclui 15 UPM'S

Na terça-feira (15/8), o prefeito Adriano Silva sancionou a Lei 9.440, que estabelece o Programa de Incentivo ao Desenvolvimento Rural Sustentável destinado ao agricultor familiar e ao empreendedor familiar rural. A nova Lei traz alterações em uma legislação anterior que era aplicada no município.

A assinatura ocorreu no Gabinete do Prefeito e contou com a participação da vice-prefeita Rejane Gambin e do secretário de Governo, Gilberto Leal. Produtores rurais, servidores da Unidade de Desenvolvimento Rural, o presidente da Agremiação Joinvilense de Amadores de Orquídeas, Jacson Zandonai e os vereadores Érico Vinícius e Diego Machado acompanharam a sanção da Lei. O tema vinha sendo discutido também pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural.

Um dos benefícios é o aumento na oferta dos serviços que podem ser disponibilizados aos produtores rurais. De acordo com iniciativas adotadas dentro da propriedade, o agricultor soma créditos que posteriormente são convertidos em serviços como uso de máquinas, por exemplo. O valor máximo de benefício na Lei anterior era de 10 Unidades Padrão Municipal UPM´s (cerca de R$ 3.753,40) e na Lei atual é de 15 UPM´s (aproximadamente R$ 5.630,10). O valor da UPM varia mensalmente.

“Com a nova Lei, vamos atender mais produtores e conseguir ampliar o número de hora máquina em cada propriedade, beneficiando o produtor. Joinville está incentivando a melhoria da infraestrutura na propriedade e também está incentivando a sucessão familiar e que o produtor rural fique no campo”, destaca o diretor de Desenvolvimento Rural da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação, Luiz Carlos Maia.

A Lei 9.440 começa a ser aplicada com a publicação de um Edital de Chamamento, previsto para o ano que vem. Até o fim deste ano, permanece em vigor o Edital já publicado e disponível no site da Prefeitura de Joinville.

Juntos pelo Campo

O Juntos pelo Campo oferece mecanização agrícola aos produtores rurais em uma iniciativa da Unidade de Desenvolvimento Rural (UDR), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SDE). O produtor pode receber terraplenagem para edificação, abertura e patrolamento de estrada de roça, escavação de silos, escavação de esterqueiras, escavação de valas para drenagem, transporte de calcário e transporte de material para a estrada de acesso à propriedade rural e material de aterro. Entre os equipamentos oferecidos estão retroescavadeira, caminhão basculante, trator esteira, escavadeira hidráulica, entre outros.

Os produtores interessados devem se cadastrar na UDR (Rodovia SC-418, em Pirabeiraba, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h) e apresentar documentação necessária. Entre os requisitos para participar do programa, a maior parte da renda deve vir da agricultura, a maioria da mão de obra deve ser da família, a propriedade deve ter até 48 hectares e os filhos de 6 a 14 anos devem estar frequentando regularmente a escola.

Todos os serviços deverão ser realizados respeitando a legislação ambiental, cabendo ao agricultor familiar ou empreendedor familiar rural a responsabilidade pela elaboração e aprovação dos projetos ambientais junto aos órgãos competentes.

Desde que foi implantado, em novembro de 2022, o Programa de Incentivo ao Desenvolvimento Rural Sustentável de Joinville atendeu 92 propriedades.

Projetos da Rede Municipal são selecionados para Mostra Catarinense de Matemática Anterior

Projetos da Rede Municipal são selecionados para Mostra Catarinense de Matemática

Ponte Azul será revitalizada Próximo

Ponte Azul será revitalizada

Deixe seu comentário